Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Faction levanta US$ 4.3 milhões para desenvolver frota de triciclos elétricos sem motoristas

Com veículo leve, pequeno e energeticamente eficiente, startup mira atender transporte de cargas e pessoas nos deslocamentos urbanos

Por |
Triciclo elétrico sem motorista é solução da Faction para transporte urbano de pessoas e cargas – Imagem: Divulgação Faction

Revolucionar a mobilidade por meio de veículos elétricos sem motorista é a proposta da Faction. Fundada em 2020 e localizada no Vale do Silício, a startup afirma desenvolver um triciclo elétrico sem necessidade de motorista para transporte de pessoas ou mercadorias no ambiente urbano.

O plano da Faction é desenvolver veículos elétricos sem motorista e com máxima eficiência energética. Aspecto importante é que mesmo antes da tecnologia para direção autônoma totalmente funcional, o triciclo pode ser operado por humanos remotamente. E Faction enfatiza como ponto forte o conceito holístico do projeto. Em vez de adaptar veículos, criar do zero com engenharia adequada aos sistemas de autocondução.

“Utilizar veículos legados para operações sem motorista é excelente para pesquisa e desenvolvimento de projetos, mas sentimos que veículos menores são a chave para aliviar o crescente problema dos congestionamentos urbanos. Faction combina direção autônoma com teleoperação por humanos, o que não exige esperar tecnologia 100% autônoma. Para nós, autonomia é otimização, direção sem motorista é o produto”, explica Ain McKendrick, CEO da Faction.

Faction afirma que o triciclo pesará por volta de 450 kg, com eficiência energética de 150 milhas por galão MPGe (64 km/l) – MPGe é unidade para comparar o consumo energético de veículos movidos a energias alternativas a veículos a combustão. O foco do triciclo Faction são trajetos urbanos entre 5 e 13 km.

Concretamente, Faction ainda parece mais visão do que produto. E até poderia entrar no rol das startups que, particularmente, chamo de startups de mobilidade PR. Isto é: motivadas pelo crescimento da mobilidade elétrica, buscam carona no mercado com pouco mais do que ideias transcritas em press releases e renderizações. Mas distantes do que seria minimamente um produto (MVP) e de constituir um negócio.

Entretanto, embora ainda tenha revelado pouco sobre aspectos técnicos dos veículo e de fabricação do mesmo, um ponto chama a atenção na Faction: investimentos partindo da aceleradora Y Combinator – uma das principais no ecossistema de startups - e da Trucks.vc, especializada em investimentos em startups de veículos comerciais elétricos.

De acordo com Faction, os mais recentes US$ 4.3 milhões vieram numa rodada comandada por Trucks.vc e Fifity Years. Pouco após a startup receber uma rodada da Y Combinator.

“Ao construir um veículo autônomo do zero, em vez de adaptar veículos elétricos, Faction está preparada para melhorar radicalmente o transporte urbano, eliminar emissões e criar uma economia maciça no processo”, justifica Seth Bannon, fundador da Fifity Years.

Obviamente, o envolvimento dos investidores não garante viabilidade. Todavia, figuras experimentadas no universo das startups perceberam algo potencialmente valioso na Faction.

Centrada nos aspectos tecnológicos, Faction contará nas parcerias com fabricantes de veículos leves para a produção dos triciclos. E os primeiros clientes teste serão apresentados até o fim deste ano.

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS