Utilizamos cookies e tecnlogias semelhantes a fim de melhorar sua experiência no site. Ao continuar você concorda e aceita nossa  Política de Privacidade  

ANÁLISES & NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO

HOME CARROS MOTOS BIKES TECH MERCADO RACING STARTUPS CONTATO PESQUISAR

Damon Motors venderá motos na América Latina e desenvolverá modelos específicos para região

Startup canadense firmou parceria com grupo colombiano Auteco, presente em vários segmentos automotivos na América Latina

Por |
Damon Hypersport fez primeira aparição pública na CES 2020, quando recebeu prêmio “Melhor Inovação em Mobilidade” – Foto: Divulgação Damon

Damon Motors promete entregar até o fim deste ano motos elétricas, rápidas e tecnológicas. O modelo de estreia batizado Hypersport traz como destaque assistente de direção que além de auxiliar o condutor, entende e adapta-se a ele. A capacidade da startup canadense em inovar rendeu a parceria com a colombiana Auteco. Objetivo: comercializar e desenvolver produtos na América Latina.

Desde a apresentação a Hypersport chama a atenção por combinar apelo visual, performance e tecnologia. Atributos fortalecidos por alguns prêmios como Melhor Inovação em Mobilidade na CES 2020.

A startup inova também o modelo de negócios. Além das vendas, oferecerá a Hypersport no formato mobilidade como serviço (MaaS). O cliente pagará assinatura mensal por um período de 24, 36 e 48 meses, e ao fim da vigência poderá trocar o modelo por um mais recente.

As trajetórias de Damon e Auteco cruzam-se num ponto: eletrificação. Auteco já iniciou a transição para a propulsão elétrica. O plano agora é estender os motores elétricos dos patinetes, bicicletas e scooters às motos. Auteco é proprietária da Victory, marca popular de motocicletas da Colômbia.

Visão Zev.News

Mais do que a possível venda da Hypersport na América Latina, chama a atenção a declarada intenção da parceria desenvolver veículos encaixados às necessidades da região. Embora sem detalhes revelados, há indícios significativos de tratarem-se de motos voltadas aos deslocamentos urbanos. Ponto crítico pelos congestionamentos das grandes cidades latino-americanas.

Tudo ainda é bastante incerto sobre a viabilidade da Damon. Seja na capacidade da Hypersport para entregar os predicados enfatizados, ou da efetiva capacidade de produzir os modelos com alguma escala.

Neste prisma, a parceria com Auteco confere dose adicional de validação à empreitada. Afinal, em tese, um grupo com longa e variada trajetória na indústria automotiva (além das motos Auteco comercializa carros e comerciais) tem capacidade de avaliar o potencial da startup no ramo.

TÓPICOS RELACIONADOS

EDITOR INDICA

RECEBA NOSSAS MATÉRIAS